Pesquisar este blog

sábado, 17 de abril de 2010

CHUVEIRO ELETRICO


CHUVEIRO ELETRICO.
 Muitas pessoas entre elas, clientes, amigos, alunos e visitantes do blog tem me feito perguntas a respeito de chuveiro elétrico, que pode ser a sua também.
Porque meu chuveiro queima a resistência?

Há duas hipóteses, uma é, que você esteja deixando seu chuveiro ligado após o banho, a outra e o desgaste natural da resistência. A resistência de um chuveiro é parecida com o filamento de uma lâmpada incandescente porem sua potencia e alta entre 3,200w e 6,000w logo, se você deixar uma lâmpada ligada por muito tempo ela vai queimar assim também acontece com o chuveiro, que foi feito para ser ligado antes do banho e desligado após o mesmo.

Porque meu chuveiro não funciona no quente e só no morno?

É uma boa pergunta, o problema esta ligada a chave de comando e deve se fazer uma limpeza no chuveiro para ver se há a possibilidade de resolver o problema.

O meu consumo está muito alto tem como eu reduzir sem ter que desligar o chuveiro elétrico?

Nem sempre o chuveiro é o vilão do consumo alto, tem que se analisarem todos os pontos, as formas de consumos e os equipamentos de uma forma geral. Eu costumo enfatizar para meus clientes, amigos e outras pessoas que procurem comprar um equipamento com baixo consumo, pois a qualidade do serviço prestado (banho) é a mesma, o banho que eu tomo com um chuveiro de potencia de 5,500w é o mesmo que eu tomo com um chuveiro de potencia 3,200w, algumas lojas e vendedores procuram levar o cliente apenas a beleza do produto, chegam a dizer que é mais econômico por ter a plataforma de água maior do que outro e levam pessoas a adquirir um produto que com certeza vai tirar o seu sono depois. Existem varias marcas com certificações de qualidades no mercado o mais importante é a economia que ele vai lhe proporcionar.

Meu chuveiro apresentou defeito, devo comprar outro?

Depende do defeito apresentado, e preciso que seja feito uma vistoria no equipamento para verificar se o defeito e para perda total ou se com reposição de peças resolve-se o problema. Exemplo uma resistência danificada, sujeira, fiação oxidação de peças e etc, são prováveis causas de defeito em equipamentos elétricos. Agora se não houver o tempo disponível para as verificações e recomendado a substituição do produto observando a garantia.

Não há aterramento em minha residência, há algum perigo?

Bem, eu costumo dizer que todas as medidas de segurança são para meu bem, a utilizações do capacete, do cinto de segurança, de equipamentos de proteção individual em serviços é para minha proteção de futuros acidentes, então a norma nbr 5410 especifica as medidas de segurança. Todos os meus atuais serviços elétricos estão sendo feito com sistema de aterramento, custa um pouco mais porem a economia com a prevenção é alto. Um dia uma cliente solicitou da coelba uma vistoria em sua residência devido a problema no seu chuveiro elétrico e problema com seu computador, a coelba informou meu contato. Fui fazer a vistoria e, foi constatada a queima do disjuntor de entrada, queima no nobreek e CPU do computador, felizmente não se deu coisa pior. Refiz a instalação do chuveiro com aterramento individual, e para o computador alem de circuitos individuais, dei um ano e meio de garantia no serviço, isso tem cerca de um ano e não fui informado de problemas alem do suporte que tenho procurado disponibilizar.   

Nenhum comentário: